
Os planos da época tinham previstas todas as comodidades possíveis para o público e, além de bancadas, contemplavam paralelamente a construção de camarotes, além de preverem e tomarem medidas para a prática de vários desportos. O estádio previsto foi dos primeiros em Portugal a ser construído com características específicas para o fim em vista.
O "Santo Stadium" abriria as suas portas pela primeira vez ao público em Maio/Junho de 1923, e segundo notícia publicada em 21 de Setembro de 1924, o Farense decide em Assembleia Geral, contratar com o proprietário do "Santo Stadium" o arrendamento do campo, para onde seriam transferidos os jogos do clube.
A partir de 1930 passa a designar-se de "Campo de São Luís", em detrimento da antiga designação.
A 25 de Novembro de 1942, o estádio é adquirido por Eusébio Tomás Lopes e quinze anos mais tarde, em 14 de Dezembro de 1957, é lavrada escritura que transfere o estádio para a autarquia municipal, por permuta com outros terrenos. A Câmara Municipal de Faro mudou então o nome para "Estádio Municipal de São Luís", unicamente devido à sua posição geográfica.
Em 1960 são inaugurados os balneários novos e electricidade, e em 1971 foi inaugurado o relvado.
Em 1990 recebeu obras de ampliação e melhoramentos tendo em vista a recepção do Mundial de Juniores de 1991, realizado no nosso país.
Em 1997 foi demolido o peão e construída a "Bancada Nova".
7 comentários:
Passei lá muitas horas da minha vida.Umas tristes,mas muitas alegres.Agora...
Lembro por exemplo nos anos 90, uma vitória frente ao FcPorto por 1-0 com um golo de cabeça do Hugo. E também aquela goleada histórica ao Benfica, por 4-1,
Um estádio mítico que durante vários anos recebeu as melhores equipas do pais e ainda tivemos um jogo da UEFA com uma equipa que agora dá cartas em França.
A romaria à "bola" já estava assimilada pela nossa cidade. Desde o anúncio durante o aquecimento para o jogo que o 1.º a marcar pelo Farense ganhava um Kg de camarão, à entrada das equipas com o nosso Hino "Á vitória Farense à vitória", ao gelado - "olhó gelado" que era atirado vários metros pelas bancadas, ao som inssurtecedor de quando nós marcávamos (quase sempre em cima da hora...) e depois em unissono o célebre "está na hora" para o árbitro fazem parte do imaginário de qualquer jovem farense da altura!
Então e quem se lembra da existência de uma TV pirata em Faro que transmitia os jogos do Farense? Durante os jogos era bem audível " O Tá na Hora!", quando estavámos perto do fim a ganhar pela margem mínima. E as correrias do Ramirez junto à vedação a insultar os fiscais de linha! E a Bela a gritar : "Farense, Farense, Vamos ao Golo!". Grandes Momentos!
Mais algum tempo e vão ver o que está lá!!!!
Pois, parece que o velhinho S.Luís tem os dias contados, mas se formos a ver bem, Sporting, Befica e Porto também mandaram abaixo os velhos estádios para fazerem novos, e se o saneamento financeiro do clube passar por aí, pois que se avançe com a obra!
E uma pena este estadio ir a baixo passei muitas boas tardes e noites muitas vitorias um estadio que vai deixar muitas saudades
ass nuninho
Enviar um comentário