
Francisco Fortes Calvo, "Paco Fortes" no mundo do futebol, é o catalão mais farense de que há memória. Paco Fortes, talvez o melhor jogador de sempre da história do Farense. Jogou no Barcelona, imagine-se, com Marinho Peres. A sua característica principal era a sua garra pelo jogo. Episódios dele: recordo por exemplo um jogo com o FcPorto em que Fortes marca um golo limpo num golpe de cabeça "à peixe" e o árbitro Alder Dante (esse gatuno) decidiu anular por pretenso fora-de-jogo e o célebre episódio de Olhão, num empate a 2-2, em que houve mosquitos por cordas com Paco Fortes, metendo polícia e tribunal.
Enquanto técnico pegou na equipa no final da época 88-89 e quase safou a equipa da descida de divisão. No ano seguinte o Farense chegava pela primeira vez na sua história à final da Taça de Portugal e subia de novo à Primeira Divisão. A época de 94/95 viria a ser um novo marco histórico do técnico catalão ao comando do Farense, pela primeira vez o clube iria estar presente na Taça Uefa. Durante mais de uma década comandou a equipa, vindo a voltar cerca de duas épocas depois de ter saído, não evitando novamente a descida. Ainda começou a treinar a equipa na II Liga, mas depois não terminou a época em Faro.
3 comentários:
Notícias de Paco Fortes : acaba de ser contratado como novo treinador do Raja de Casablanca, de Marrocos.
Boa Sorte Paco!
Um grande treinador uma pessoa muito adorada por os farenses fez muita coisa por o nosso clube.
boa sorte catalao
ass. nuninho
Faro é uma cidade que gosta de "aperfilhar" os que são de fora, aconteceu com Benje, Mirobaldo, Hajry, Paco Fortes, Hassan o próprio presidente Gomes Ferreira, entre outros ou que não sei o nome ou de que não me lembro, claro está que isto é no futebol. Mas, noutras áreas de actividade Faro faz exactamente o mesmo áqueles que o querem, "aperfilha-os". Voltando ainda ao futebol e concretamente a Paco Fortes é preciso que não se esqueçam os adeptos e simpatizantes do Farense que os melhores resultados desportivos ao nível do futebol profissional foram conseguidos com ele. Escreveu a página mais valiosa, até agora, no livro do clube.A amizade e simpatia que os Farenses tiveram e têm por Paco Fortes é fruto do seu carisma e da sua vontade de vencer. Foi assim por mais de uma década. Merece palmas e châmpanhe.
Deixando-nos apenas a saudade, o passado é passado. Por isso é preciso voltar a lutar daquela maneira "que as gentes de Faro são capazes", procurando exemplos de pessoas como as que acima referi e outras, para podermos voltar a ter um Sporting Clube Farense novamente no seu lugar de clube de 1ª. Divisão. Assim, aos que fazem parte do passado presto homenagem pela obra que fizeram e desejo-lhes sucesso, aos que agora começam espero que venham com espirito vencedor e que rápidamente obtenham as vitórias necessárias para fazerem parte da história do clube. Também a eles desejo sucesso.
Comentário de um leigo nestas matérias.
Enviar um comentário