domingo, maio 14, 2006

PACO FORTES


Francisco Fortes Calvo, "Paco Fortes" no mundo do futebol, é o catalão mais farense de que há memória. Paco Fortes, talvez o melhor jogador de sempre da história do Farense. Jogou no Barcelona, imagine-se, com Marinho Peres. A sua característica principal era a sua garra pelo jogo. Episódios dele: recordo por exemplo um jogo com o FcPorto em que Fortes marca um golo limpo num golpe de cabeça "à peixe" e o árbitro Alder Dante (esse gatuno) decidiu anular por pretenso fora-de-jogo e o célebre episódio de Olhão, num empate a 2-2, em que houve mosquitos por cordas com Paco Fortes, metendo polícia e tribunal.

Enquanto técnico pegou na equipa no final da época 88-89 e quase safou a equipa da descida de divisão. No ano seguinte o Farense chegava pela primeira vez na sua história à final da Taça de Portugal e subia de novo à Primeira Divisão. A época de 94/95 viria a ser um novo marco histórico do técnico catalão ao comando do Farense, pela primeira vez o clube iria estar presente na Taça Uefa. Durante mais de uma década comandou a equipa, vindo a voltar cerca de duas épocas depois de ter saído, não evitando novamente a descida. Ainda começou a treinar a equipa na II Liga, mas depois não terminou a época em Faro.

3 comentários:

jorge disse...

Notícias de Paco Fortes : acaba de ser contratado como novo treinador do Raja de Casablanca, de Marrocos.

Boa Sorte Paco!

Anónimo disse...

Um grande treinador uma pessoa muito adorada por os farenses fez muita coisa por o nosso clube.

boa sorte catalao
ass. nuninho

Anónimo disse...

Faro é uma cidade que gosta de "aperfilhar" os que são de fora, aconteceu com Benje, Mirobaldo, Hajry, Paco Fortes, Hassan o próprio presidente Gomes Ferreira, entre outros ou que não sei o nome ou de que não me lembro, claro está que isto é no futebol. Mas, noutras áreas de actividade Faro faz exactamente o mesmo áqueles que o querem, "aperfilha-os". Voltando ainda ao futebol e concretamente a Paco Fortes é preciso que não se esqueçam os adeptos e simpatizantes do Farense que os melhores resultados desportivos ao nível do futebol profissional foram conseguidos com ele. Escreveu a página mais valiosa, até agora, no livro do clube.A amizade e simpatia que os Farenses tiveram e têm por Paco Fortes é fruto do seu carisma e da sua vontade de vencer. Foi assim por mais de uma década. Merece palmas e châmpanhe.
Deixando-nos apenas a saudade, o passado é passado. Por isso é preciso voltar a lutar daquela maneira "que as gentes de Faro são capazes", procurando exemplos de pessoas como as que acima referi e outras, para podermos voltar a ter um Sporting Clube Farense novamente no seu lugar de clube de 1ª. Divisão. Assim, aos que fazem parte do passado presto homenagem pela obra que fizeram e desejo-lhes sucesso, aos que agora começam espero que venham com espirito vencedor e que rápidamente obtenham as vitórias necessárias para fazerem parte da história do clube. Também a eles desejo sucesso.
Comentário de um leigo nestas matérias.