sábado, abril 29, 2006

O Emblema do Clube e a sua Fundação


Foi em 1907 que o futebol chegou ao Algarve. A corveta “Duque de Palmela”, ancorada na Ria Formosa em Faro e na qual estava instalada uma escola de marinheiros, promoveu o futebol, modalidade já muito popularizada em Inglaterra.

O primeiro jogo de futebol improvisado foi disputado no Largo de S. Francisco, a 10 de Junho do mesmo ano, num terreno, também ele, improvisado.

Uma iniciativa que deu ideias a João Gralho, que imaginou em 1909/1910, a criação de um clube de futebol, com equipamentos, campo, sede e sócios, que pagavam por semana uma quota de um pataco. Essa ideia foi logo apadrinhada por outros jovens farenses, que permitiram que nascesse aquele que é hoje o Sporting Clube Farense, um dos poucos clubes portugueses que nasceu ainda sob o regime monárquico, tendo sido fundado a 1 de Abril de 1910.
A questão das cores do equipamento tem uma história curiosa. Uma vez que o clube tinha sido criado sob a influência do Sporting Clube de Portugal, quiseram adoptar as mesmas cores dos leões, mas Lisboa era bem mais longe do que é hoje, e o único contacto visual com a equipa da capital foi através de fotografia. Só que nessa altura as fotografias eram a preto e branco, e os uniformes ficaram alvinegros.
No emblema vislumbra-se também a muralha que simboliza o Castelo de Faro e a imagem de Santa Maria, outrora o nome da cidade.

Sem comentários: