sábado, maio 26, 2007

HÁ 17 ANOS FOI ASSIM...





Uma Página Bela de História foi sem dúvida a presença na Final da Taça de Portugal da época 1989/90. Para lá chegar o Farense teve o seguinte percurso:
1ª Eliminatória -- Farense 3 -Portalegrense 0
2ª Eliminatória -- Farense 3 - Oliveirense 2
3ª Eliminatória -- Odivelas 1 - Farense 9
4ª Eliminatória -- Farense 7 - Esperança de Lagos 0
Oitavos de Final -- Farense 2 - União da Madeira 0 ( 0-0 no primeiro jogo na Madeira)
Quartos de Final -- Farense 4 - Valonguense 0
Meias-Finais -- Belenenses 1 - Farense 2

A Final foi disputada no dia 27 de Maio de 1990, com arbitragem a cargo de Manuel Nogueira do Porto. As equipas alinharam da seguinte forma:

FARENSE - Lemajic; Carlos Pereira, Marco, Sérgio Duarte e Eugénio; Pereirinha, Ademar, Formosinho e Nelo; Pitico e Fernando Cruz.
Entraram ainda Ricardo e Mané para os lugares de Carlos Pereira e de Formosinho respectivamente.
Treinador: Paco Fortes

ESTRELA DA AMADORA - Melo; Rui Neves, Duílio, Perdo Barny e Caetano; Rebelo, Bóbó, Paulo Bento e Paulo Jorge; Basaúla e Baroti.
No decorrer da partida entraram Nélson Borges e Ricardo Lopes para os lugares de Bóbó e Paulo Jorge respectivamente.
Treinador: João Alves

O jogo terminou empatado a zero nos 90 minutos, como tal disputou-se o prolongamento de 30 minutos, com 1 golo para cado lado, Nélson Borges (ex-jogador do Farense) adiantou os estrelistas, e já no últimos instantes, Fernando Cruz num remate enrolado lograva o empate, havendo assim lugar a uma Finalíssima.

A Finalíssima jogou-se uma semana depois, a 3 de Junho de 1990, desta feita com a arbitragem de Fortunato Azevedo, de Braga. Neste jogo decisivo alinharam:

FARENSE - Lemajic; Carlos Pereira, Marco, Sérgio Duarte e Eugénio; Pereirinha, Ademar, Formosinho e Nelo; Pitico e Fernando Cruz.
Paco Fortes repetiu as substituições da Final colocando Ricardo e Mané e fazendo sair Carlos Pereira e Formosinho.

ESTRELA DA AMADORA - Melo; Duílio, Rui Neves, Chico Oliveira e Pedro Barny; Bóbó, Rebelo, Paulo Bento e Nélson Borges; Ricardo Lopes e Baroti.
João Alves colocou ainda Elias no lugar de N.Borges e Jaime Cerqueira rendeu Ricardo Lopes.

O Estrela acabou por conquistar a Taça de Portugal com golos de Paulo Bento e de Ricardo Lopes.

As duas partidas foram sinónimo de muita festa para as gentes de Faro. Os adeptos algarvios estavam praticamenete em mesmo número que os tricolores, numa demonstração de grande união em torno do clube e da cidade de Faro. O Moto Clube de Faro mobilizou-se de uma forma espectacular, enchendo o Rossio de motas e mais motas com bandeiras e cachecóis alusivos ao Farense. Os panos gigantes do Porto Fino e da Megahertz deram também um colorido especial à festa. Ai que saudades....

sábado, maio 05, 2007

CAMPEÕES!!!

A briosa equipa do Sporting Clube Farense sagrou-se hoje campeã da II Divisão Distrital, quando faltam ainda jogar 5 jornadas. Na tarde de hoje o Farense foi vencer ao reduto dos Machados, o 2º classificado, por uns concludentes 4-1. Uma tarde bem agradável, com temperatura quente e uma excelente assistência, esmagadoramente afecta à nossa equipa. Jeremias foi o autor do primeiro tento, com o o segundo golo a surgir à beira do intervalo, através da marca de grande penalidade. Galinha fazia o 0-2 e a equipa da casa ficava reduzida a 10 unidades. O resultado ao intervalo era justíssimo face ao maior caudal ofensivo dos comandados de Carlos Costa.


A segunda parte começou de forma diferente, com a equipa da casa a tentar inverter o rumo dos acontecimentos, conseguindo reduzir também de penalty. Poucos minutos volvidos, bola na trave do guarda-redes Rogério. Foi o momento chave do jogo, o Farense despertou e não permitiu mais veleidades junto da sua baliza. Em contra-ataque matou o jogo, com golos novamente apontados por Galinha e Jeremias. Já perto do fim, Caras recebeu ordem de expulsão por entrada violente sobre um adversário. O árbitro Nuno Guerreiro não teve tarefa fácil, mas no cômputo geral esteve bem, sem prejudicar qualquer um dos oponentes. No fim da partida foi bonita a festa, primeiro com os jogadores abraçados no terreno de jogo e depois fazendo a festa com os magníficos South Side Boys. Um título merecedíssimo para esta rapaziada!